Amigos do blog,
O jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um período definido e propósito específico. A prática do jejum é importante para a nossa vida física, espiritual e emocional. Em Mateus 6.16-18, Jesus nos instrui a respeito da motivação correta para o jejum e revela que tal prática produz resultados. Contudo, há pessoas que praticam o jejum por motivação errada. A estas, Deus não atende, conforme afirma em Isaías 58.3-4. |
Existem diversas formas e propósitos para realizar o jejum. Vejamos a seguir:
Jejum parcial
Quando a pessoa se abstém de certos alimentos, como fazia o profeta Daniel. Contudo, existem pessoas que não podem praticar esse tipo de jejum, pois não podem ficar sem determinados alimentos. Nesse caso, devem praticar o jejum parcial.
Jejum normal
A pessoa se abstém de alimentos, porém ingeri água. Quando jejuam um dia inteiro.
Jejum total
Abstinência de tudo, inclusive de água. A partir da meia-noite até a hora em que a pessoa puder suportar. Existem pessoas que fazem até o meio-dia, outras até duas ou três da tarde. Nesse caso, a pessoa não comerá nem beberá água, e a partir da meia-noite, em comum acordo com seu cônjuge não terá relações sexuais até a hora da entrega do jejum.
Ressalto, no entanto, que é importante estar em acordo com o seu cônjuge, senão este jejum não terá valor, pois se para jejuar você deixar seu parceiro zangado e brigando com você, Deus não ouvirá suas orações (1Pedro 3.7).
Se você decidir fazer jejum total que seja no máximo por três dias, pois o corpo não pode ficar sem água por mais que esse tempo. Veja o exemplo do apóstolo Paulo em Atos 9.9.
PROPÓSITOS PARA O JEJUM:
Consagração: Números 6.3.4
Arrependimento dos pecados: 1Samuel7.6 e Neemias 9
Luto: 2 Samuel 1.12
Aflições: 2Crônicas 20.3
Busca e proteção: Ester 4.16
Enfermidade: Salmos 35.13
Intercessão: Daniel 9.3 e 10.2-3
Batalha espiritual: Mateus17.21
Estar com o Senhor: Lucas 2.37
Preparando-se para o ministério: Lucas 4.1-2
O principal propósito do jejum é mortificar a nossa carne, aprendermos a colocar a nossa carne na dependência de Deus.
Kenneth Hagin afirmou. “O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de
seu jejum. Mas jejuar mudará você. Vai ajudar a manter-se mais suscetível ao Espirito de Deus.”
O jejum não tornrá Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, ele está ligado diretamente a nós, a nossa necessidade de romper com as barreiras e limitações da carne. O jejum deixará nosso espirito atento, pois mortifica a carne e aflige a nossa alma.
Agora nós podemos jejuar com sabedoria!!!