sexta-feira, novembro 04, 2011

TODA DESOBEDIÊNCIA GERA UMA CONSEQUÊNCIA


Amigos do blog, gostaria de compartilhar mais uma palavra que o Senhor colocou em meu coração pra postar pra vocês.

"Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar." 1 Samuel 15.22

Quando somos crianças e jovens, vivemos debaixo da submissão dos nossos pais. Eles nos impõe regras e deveres para cumprirmos e obedecermos e quando não cumprimos ou obedecemos essas regras e deveres somos castigados. Eu mesma quando criança e até mesmo adolescente fiquei de castigo e apanhei dos meus pais várias vezes. Lembro que eu tive uma fase meio rebelde aos 11 anos e que toda semana minha mãe era chamada na escola porque eu brigava direto e como castigo além de levar uma surra o meu pai me colocou durante 15 dias de castigo, sem direito à assistir TV e sair do quarto. Minha tia zombava de mim dizendo que parecia que eu estava numa senzala. Também já apanhei muito por namorar escondido com 12 anos pois ainda não tinha idade pra namorar e eu era muito namoradeira e queria beijar na boca. Mas conforme eu fui crescendo fui ficando mais tranquila e por incrível que pareça eu como a mais velha de três filhas fui a que menos deu trabalho aos meus pais. Tudo na minha vida aconteceu muito mais tarde que na vida das minhas irmãs. Acho que menos beijar na boca...rsrsrsrsrsrs!
Mas vamos ao que interessa...
Na Bíblia não é diferente, existem muitas histórias de pessoas que desobedeceram a Deus, assim como desobedecemos aos nossos pais quando crianças. E o nosso relacionamento com Deus também é parecido com o nosso relacionamento com nossos pais. É um relacionamento de submissão, de sujeição, de obediência, temor e respeito. Quando desobedecemos a nossos pais e quando desobedecemos a Deus nós pagamos um preço pela desobediência e isso se chama: CONSEQUÊNCIA.
Consequência pelos nossos atos. Eu paguei um preço por desobedecer aos meus pais por namorar escondido, por brigar, por às vezes mentir, como consequência apanhei, fiquei de castigo, perdi a confiança dos meus pais diversas vezes.
Com Deus não é muito diferente. Quando desobedecemos uma ordem de Deus ou quando fazemos algo contra a Sua Palavra, Ele permite as consequências desses atos venham sobre a nossa vida, para que a gente aprenda a não cometer mais aquele erro.
Na Bíblia tem um versículo que diz mais ou menos assim: "assim como um pai que ama a seu filho corrigindo-o, Deus também por amor a nós nos corrige".(Eu não consegui achar esse versículo, eu li outro dia, mas não lembro em que livro).
Então selecionei quatro histórias sobre desobediência e as suas consequências e gostaria de compartilhar com vocês e espero que esse post possa edificar a sua vida.

*ADÃO E EVA:

O primeiro ato de desobediência relatada na Bíblia foi de Adão e Eva. Quando Deus criou Adão e Eva, Ele deu o melhor, o Jardim do Éden. E deu apenas uma ordem a Adão: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2.16:17
Mas a serpente astutamente convenceu a Eva para que comesse do fruto que Deus havia proibido de comer. Então Eva comeu e convenceu a Adão a comer também e tudo desmoronou. Eles tiveram o conhecimento do bem e do mal e Deus os expulsou do Jardim do Éden.
A partir disso sofreram as consequências pela sua desobediência. A mulher sofreria as dores do parto, a mulher teria que ser submissa ao marido, o homem teria que trabalhar pra conseguir sustento e ao pó retornaríamos. (Gênesis 3)
Essa consequência não foi somente para Adão e Eva, mas toda a humanidade paga esse preço até os dias de hoje e pagarão até o dia em que o Senhor voltar.

*POVO DE ISRAEL:

Deus levantou Moisés para livrar os judeus das mãos de Faraó e da escravidão no Egito. Deus abriu o mar, fez água sair da rocha, fez descer maná dos céus para alimentar o povo no deserto, fez Israel vencer batalhas, entre outras maravilhas. Mas o povo foi infiel, murmurou, duvidou e adorou a outros deuses estranhos. Isso acendeu a ira de Deus e o povo se livrou muitas vezes de serem totalmente consumidos da Terra por Deus devido a intercessão de Moisés.
Em Salmos 78, o salmista relata claramente sobre a ira e a misericórdia de Deus com o povo de Israel. Quando o povo pecava, Deus os sacrificava e perdoava, mas eles continuavam pecando contra Deus, mesmo com as consequências que sofreram.
"Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriou os escolhidos de Israel. Contudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas.
Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia. Quando os matava, então o procuravam; e de madrugada buscavam a Deus. E se lembravam de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor.
Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com o ele, nem foram fiéis na sua aliança.
Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniquidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira.
Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão!
Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Deus de Israel. Não se lembraram da sua mão, nem do dia em que os livrou do adversário;
Como operou seus sinais no Egito, e as suas maravilhas no campo de Zoã;
Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho. E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos.
Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos."
Eu não coloquei todo o capítulo pois é muito grande, mas por esse texto você consegue imaginar o quanto Israel pecou contra Deus. Desobedeceram as Suas leis, não deram o devido valor a Deus por Ele ser quem Ele é e por tudo o que Ele fez.
Por causa da desobediência o povo peregrinou 40 anos no deserto e demoraram mais 5 anos pra tomar posse da terra prometida, sendo que nem todos puderam entrar, somente os jovens de 20 anos para baixo puderam entrar e Deus ainda permitiu a Josué e Calebe que eram mais velhos de entrar na terra prometida pois dentre todo o povo foram os únicos que foram retos com o Senhor. Nem Moisés pôde entrar, por causa dos erros do povo Deus se indignou contra ele.
Essas foram algumas das consequências sobre o povo de Israel devido a sua desobediência.

*SANSÃO:

Quando a mãe de Sansão, Manoá, recebeu a visita de um anjo com as boas novas de que daria à luz um filho, pois era estéril, o anjo disse que sobre a cabeça do seu filho não passaria navalha, pois era nazireu de Deus e desde o ventre livraria Israel das mãos dos filisteus. Sansão cresceu e se tornou o homem mais forte de toda a Terra, não havia nenhum homem com força igual a de Sansão. Um certo dia, Sansão foi à cidade de Gaza e se afeiçoou por uma mulher, cujo nome era Dalila, que foi subornada pelos filisteus por mil e cem moedas de prata para descobrir o segredo de sua força, para que pudessem prendê-lo e matá-lo. De tanto Dalila atormentá-lo, Sansão acabou contando o segredo da sua força, que estava em seus cabelos e não podiam ser cortados. Quando dormiu, Dalila chamou um homem que rapou as tranças de Sansão, então vieram os filisteus e prenderam-no e arrancaram-lhe os olhos. Os filisteus ainda fizeram Sansão de "bobo da côrte". Essa foi uma das consequências por sua desobediência. Mas Sansão arrependeu-se e clamou ao Senhor para que pela última vez lhe desse força para se vingar dos filisteus. Deus então, com todo seu amor e misericórdia concedeu força a Sansão e ele derrubou as pilastras do templo e morreu junto com seus inimigos.

*SAUL:

Saul era um jovem belo e foi escolhido e ungido por Deus para ser rei de Israel. O Espírito Santo de Deus habitava em Saul. Mas Saul acabou pecando contra Deus quando desobedeceu as Suas ordens, ignorando e fazendo a sua vontade e do seu próprio jeito. Deus se entristeceu e arrependeu-se de ter posto Saul como rei, pois Saul não tinha um coração segundo o coração de Deus. Como consequência Deus retirou o Seu Espírito da vida de Saul, passando a ser atormentado por um espírito mal, rasgou o seu reino, ou seja, não deu continuidade ao seu reinado através da sua descendência e Deus acabou escolhendo outra pessoa para reinar em seu lugar, que foi Davi. Saul acabou corrompendo seu coração com a maldade, tentando assassinar Davi, fazendo uso de bruxaria e tornando a sua vida totalmente atribulada até o dia de sua morte.

Agora eu te pergunto: Em que nós somos diferentes desses quatro personagens?
Agora eu te respondo: Em nada!
Nós somos tão infiéis e desobedientes como Adão e Eva foram, como o povo de Israel, Sansão e Saul também foram.
Nós temos que tomar esses exemplos para nós, trazer para as nossas vidas e enxergar as consequências que podemos sofrer e até mesmo os nossos podem sofrer por causa dos nossos erros. É claro que ninguém é perfeito e estaremos sempre errando, mas devemos orar e vigiar e caso cometamos algum pecado, alguma desobediência, devemos imediatamente nos arrepender e pedir perdão a Deus e acima de tudo estar pronto pra assumir as consequências, pois seremos sacrificados aqui por tudo que fazemos de errado.
Nós temos que ser como Davi, que tinha um coração puro e mesmo quando pecou se arrependeu e aceitou as consequências pelos seus atos, por isso ele tinha um coração segundo o coração de Deus. Que possamos aprender com Davi e ter um coração puro na presença do Senhor e aprender a obedecer a Deus, obedecer a Sua Palavra e a Sua vontade.

Obedecer é melhor do que sacrificar!!!

Deus te abençoe...

Nenhum comentário: